Seja bem-vindo
Paulo Afonso,25/06/2026

  • A +
  • A -
Publicidade

Governo Federal amplia investimentos em saúde com novos equipamentos para tratamento do câncer e exames de imagem

Redação
Governo Federal amplia investimentos em saúde com novos equipamentos para tratamento do câncer e exames de imagem Foto: Ricardo Stuckert

O Governo Federal anunciou novos investimentos para fortalecer a assistência especializada no Sistema Único de Saúde (SUS), com a entrega de equipamentos de radioterapia e a aquisição de novos aparelhos de ressonância magnética em diversas regiões do país. A iniciativa busca reduzir filas, ampliar o acesso aos serviços e acelerar o diagnóstico e o tratamento de doenças, especialmente o câncer.


Nesta semana, foram entregues novos aceleradores lineares de radioterapia em unidades de saúde localizadas em São Paulo, Sinop (MT), Fortaleza (CE) e Teresina (PI). Os equipamentos de alta tecnologia permitem tratamentos mais precisos e eficientes para pacientes oncológicos atendidos pelo SUS.


Segundo o Ministério da Saúde, desde 2023 foram contratados 155 aceleradores lineares para ampliar a rede de tratamento contra o câncer. Desse total, 44 já foram entregues e colocados em funcionamento em diferentes estados brasileiros.


Além disso, o governo autorizou a compra de 20 novos aparelhos de ressonância magnética, com investimento superior a R$ 111 milhões. Os equipamentos serão distribuídos em 15 estados das cinco regiões do país, ampliando a capacidade de realização de exames e contribuindo para diagnósticos mais rápidos e precisos.


As ações fazem parte dos programas Agora Tem Especialistas e Novo PAC Saúde, que têm como objetivo fortalecer a estrutura do SUS, ampliar o acesso da população aos serviços especializados e reduzir o tempo de espera por consultas, exames e tratamentos.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.